PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios

O alarme de incêndio é o sistema responsável pela informação de todos os usuários envolvidos em uma determinada área da iminência da ocorrência de um incêndio ou no princípio do mesmo. Normalmente um sistema deste tipo é instalado nas instalações a proteger e não precisa de alterações no futuro. É constituído por detectores automáticos, baseados na detecção de fumo, chama ou calor, por acionadores manuais, baseados na observação humana do princípio de incêndio para posterior acionamento do alarme que envia alerta para uma central de alarme. Esta central de alarme por sua vez envia sinais de alerta para dispositivos de sinalização audiovisual como sirenes e luzes de emergência.

 


Pressurizar escada de incêndio é muito importante na segurança das edificações, e tem como objetivo manter o ambiente livre de fumaça e de gases tóxicos. Em caso de incêndio, a ventilação mecânica da escada pressurizada impede que a fumaça se propague e assim facilita a saída das pessoas e evita as possíveis intoxicações que podem até levar a morte por asfixia.

 

COMO FUNCIONA?
O escapamento é realizado através de grelhas de insuflamento que são devidamente distribuídas nos andares de modo alternado, assim como os pontos de saída devem ser balanceados para que possa permitir a saída igual das quantidades de ar em cada grelha. É importante lembrar que se deve ter um damper no ultimo pavimento. Deste modo, o sistema é ligado a centrais e/ou quadros elétricos que ficam localizados na guarita ou na sala de segurança e que tem como finalidade detectar qualquer possibilidade de incêndio.


Sprinkler é um componente do sistema de combate a incêndio que descarrega água quando for detectado um incêndio, por exemplo, quando uma temperatura predeterminada foi excedida. Eles são amplamente utilizados em todo o mundo, com mais de 40 milhões de pulverizadores instalados em cada ano. Em edifícios protegidos pelo sprinkler, mais de 99% dos incêndios foram controlados somente com seu uso .

 

COMO ELE É ATIVADO?
Ele possui um bulbo de vidro sensível ao calor. A ampola de vidro atua como um tampão que impede que a água se escoe até que a temperatura ambiente em redor do aspersor atinge a temperatura de ativação. Assim, apenas os aspersores perto do fogo funcionarão. A ativação do equipamento vai fazer menos danos causados pela água do que um jato da mangueira de bombeiros que fornecem cerca de 900 litros / min.

Hidrante nada mais é do que um sistema hidráulico que combate incêndios. Junto com os sprinklers auxiliam no combate e extinção de incêndio. Vale ressaltar que um hidrante, ao contrário de outros tipos de equipamento de combate e prevenção a incêndio, não é acionado de forma automática, devendo, por conta disso, ser colocado em um local de fácil acesso, para que ele possa ser ativado rapidamente em caso de emergência.