PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle

 

Diante da pandemia do novo Coronavírus é fundamental darmos mais atenção a qualidade do ar dos ambientes. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre o PMOC Digital e como ele é importante nesse momento. Apesar de não eliminar o vírus, ele pode evitar outras doenças alérgicas e respiratórias que acabam contribuindo para a propagação do COVID-19.

“A manutenção adequada de todo o sistema de ar condicionado e renovação de ar previne o usuário de transmissão de doenças respiratórias como um todo e assegura a boa qualidade do ar”, afirma Marcelo Munhoz, diretor da Sicflux e presidente do DN Qualindoor da ABRAVA. Segundo ele, a nova situação, uma vez descuidadas as ações para a manutenção da qualidade do ar interno, aumenta o risco de o “usuário entrar com processo trabalhista por estar trabalhando em um ambiente insalubre, o risco é o mesmo para qualquer outro vírus.”

 

 

Mas afinal, você sabe o que é o PMOC Digital?

PMOC é o plano de manutenção, operação e controle de um sistema de climatização. Ou seja, são as medidas necessárias para garantir a boa qualidade do ar ambiente. Como os aparelhos de climatização interferem na circulação de ar natural, é de suma importância a realização de manutenções preventivas, minimizando assim potenciais riscos à saúde de clientes e colaboradores.

Ele é obrigatório? Todas as empresas precisam fazer?

Em janeiro de 2018, passou a ser obrigatório para empreendimentos com sistema de climatização a partir de 60.000 btu’s, somando todos os aparelhos dos ambientes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por fiscalizar os sistemas de climatização conforme a lei federal Nº 13.589 de 4 de Janeiro de 2018. Caso não estejam adequados, podem ser enquadrados na lei federal Nº 6.437 de 20 de agosto de 1977 que determina multas, dependendo do risco, recorrência e tamanho do estabelecimento.

 

 

Para você compreender a importância que tem o PMOC Digital, separamos os principais benefícios que ele traz para sua empresa:

  • economia de energia;
  • melhora o conforto térmico;
  • melhora a qualidade de ar interna;
  • prorrogação da vida útil do equipamento.
  • redução de gastos com eventuais problemas dos equipamentos;
  • evita a proliferação de ácaros, fungos, mofo e a difusão de bactérias e vírus como o covid-19;
  • atende as exigências da ANVISA.

Com o apoio técnico adequado e disciplina, fica fácil monitorar o sistema de climatização e a qualidade do ar interior.  No PMOC Digital constam todos os dados do sistema de climatização, do responsável técnico, bem como procedimentos e rotinas de manutenção, todos organizados e monitorados de forma digital por nossos especialistas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre ele, entre em contato com a nossa equipe e solicite a sua proposta personalizada.

Para ficar por dentro de mais assuntos como esse, assine a nossa newsletter.

Até a próxima!

QUER RECEBER
NOVIDADES,
DICAS E SOLUÇÕES
PARA SUA EMPRESA?
QUER RECEBER
NOVIDADES,
DICAS E SOLUÇÕES
PARA SUA EMPRESA?