LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

 

A LGPD está em vigor. Nós já nos adequamos! E a sua empresa?

Adequar-se à LGPD, mais do que uma necessidade, é uma obrigação para todas as empresas de pequeno, médio e grande porte.

A Lei Geral de Proteção de Dados regulamenta o tratamento que é dado às informações de pessoas colhidas por parte de empresas, desde a coleta até a classificação, o processamento, o armazenamento, e principalmente a utilização e a transferência. Entre outras disposições, proíbe qualquer empresa de transmitir esses dados sem consentimento expresso dos titulares. Ao registrar qualquer informação de clientes, portanto, toda empresa terá que estar de acordo com a lei.

 

 

Quais dados que estão protegidos pela lei?

A LGPD tem como principais fundamentos a proteção à privacidade, a liberdade de expressão e a inviolabilidade da intimidade, honra e imagem. Estes alicerces merecem elevada atenção, especialmente considerando que vivemos em uma sociedade cada vez mais movida por dados. Tendo isso em mente, a lei protege todo e qualquer dado que identifica, ou a partir do qual possa ser identificada, uma pessoa natural (física). CPF, RG, endereço, IP, tipo sanguíneo, são exemplos destes tipos de dados.

A lei também regulamentou a proteção dos chamados dados sensíveis, aqueles que dizem respeito à raça, religião, filosofia, política e orientação sexual.

 

Mas o que representa essa proteção, afinal?

Significa que os titulares passam a ter direitos mais claros sobre os seus dados, como por exemplo, saber para qual finalidade os dados estão sendo capturados e processados, a forma e a duração do processamento dos dados, quem é o controlador (pessoa responsável) e o meio para contatá-lo.

E mais, a obtenção dos dados pelas empresas vai depender do consentimento expresso do titular, de forma clara e objetiva, indicando também a finalidade para qual o dado está sendo capturado.

 

 

Para empresas que descumprirem a LGPD

As empresas que violarem as diretrizes da LGPD podem receber punições, que podem variar dependendo da gravidade da infração.

As multas por não conformidade podem chegar até a 2% do faturamento da organização, limitadas a R$50 milhões. Em casos mais graves, a empresa pode sofrer penalidades como ter suas atividades suspensas, parcial ou totalmente.

Além disso, a empresa ainda deve se submeter à fiscalização da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que é responsável por controlar a atividade do tratamento das informações do país.

Essa entidade pode exigir que a empresa apresente relatórios e informações periódicas, além de aplicar sanções administrativas, como a execução de medidas corretivas, bloqueio e eliminação dos dados.

 

Colete apenas o necessário

Se um dado não for de alguma maneira útil para o seu negócio, não existe a necessidade de coletá-lo. Isso vale principalmente para dados sensíveis, que não possuem utilidade na maior parte das vezes. Caso o tratamento de um dado sensível seja necessário, garanta com ainda mais certeza o consentimento do mesmo.

 

Conclusão

Conscientes da importância da LGPD, o Grupo Airduto já está trabalhando em total compliance com a lei.

  • Fizemos um mapeamento do caminho que as informações dos usuários percorrem na nossa empresa;
  • Implementamos uma Política de Segurança;
  • Temos um profissional responsável pela proteção de dados (DPO);
  • Temos consultoria jurídica para nos adequarmos a todas as normas;
  • Temos uma estrutura para comunicar qualquer incidente de segurança de dados.

 

Acreditamos que construir um relacionamento de confiança entre empresas e seus clientes e fornecedores é essencial para qualquer negócio. Por isso, não medimos esforços quando o assunto é segurança e responsabilidade sob os dados recolhidos pela nossa empresa.

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em receber nossas newsletters, faça a sua inscrição.

Acesse nosso site e veja nosso portfólio de clientes, nossas soluções ou solicite uma proposta personalizada.

Até mais!

QUER RECEBER
NOVIDADES,
DICAS E SOLUÇÕES
PARA SUA EMPRESA?
QUER RECEBER
NOVIDADES,
DICAS E SOLUÇÕES
PARA SUA EMPRESA?